O e-mail é a forma mais poderosa de atingir o público-alvo e aumentar os seus clientes. Diz-se que 60% dos utilizadores que o e-mail Marketing influencia a compra de produtos novos. À medida que as leis de privacidade e as proteções on-line tornam-se rígidas. Colocar os seus e-mails nas caixas está a ser uma tarefa muito difícil. Se os seus e-mails estão a ir para a caixa de SPAM dos seus clientes, então deve seguir as boas práticas que vou indicar. Vai garantir que os e-mails chegam aos destinatários e que tenha uma taxa alta de abertura e um maior impacto.
Razões pelas quais pode estar a ir para o SPAM
1. Os seus contatos marcaram seus e-mails como Spam
A primeira é a mais óbvia razão, por que motivo os seus e-mails acabam ir para o SPAM. Mesmo que o conteúdo seja bom, o utilizador que deu a permissão de entrar em contacto, podem mudar de opinião, marcar o e-mail como SPAM.
Infelizmente, se um número suficiente de e-mails for sinalizado como spam pelos utilizadores, isso pode fazer com que os filtros do e-mail comecem a sinalizar as suas mensagens para o spam automaticamente.
2. Não está a respeitar as boas práticas de HTML
Embora os e-mails com texto apenas sejam bastante simples, eles podem não ser uma opção viável para algumas empresas como lojas de e-Commerce, pois podem levar a um menor engajamento quando comparados a e-mails que incluem marcas, imagens e outros elementos HTML.
Entretanto, ao incluir o formato HTML nos e-mails, é importante seguir algumas regras simples para garantir que elas não acabem em caixas de spam.
Eis algumas das melhores práticas de HTML para e-mail:
- Largura máxima do e-mail entre 600 e 800 pixels. Isso garante que ele seja suficientemente grande para ser lido facilmente, ao mesmo tempo, em que se comporta bem em painéis de visualização dos clientes de e-mail.
- Supomos que quaisquer imagens serão bloqueadas por clientes de e-mail e que os utilizadores podem não ver informações críticas se elas não tiverem a opção de transferência de imagens ativa;
- Mantenha o código de HTML o mais “limpo” e com o mínimo código possível, particularmente o CSS. Além disso, evite totalmente as linguagens JavaScript e o Flash. Estes podem ser vistos como possível e-mail de “phishing” com o objetivo de ataque informático por filtros de spam, e muitos clientes de e-mail não suporta de qualquer forma.
- Certifique de que as suas mensagens sejam “user friendly” ou seja tenham uma maior acessibilidade possível. Na verdade, é geralmente uma boa ideia projetar de forma que seja amigável para os utilizadores mobile. Isso significa botões, imagens pequenas que não sobrecarregam as redes móveis e fontes seguras de e-mail que podem ser lidas em telas pequenas.
- Quando se trata de fontes, você também vai querer ter certeza de que as que deve escolher são claramente legíveis e funcionam em várias plataformas:
- Faça uma revisão a qualquer link, evitando que os e-mails que possa ser sinalizado como spam.
Finalmente, é uma boa ideia fazer a maior parte do conteúdo do e-mail em texto e minimizar a quantidade de HTML que inclui:
- A marca da sua empresa
- Algumas cores sem nenhum exagero, pode melhorar engajamento
3. O assunto é enganador ou contêm gatilhos de Spam
O assunto é uma das impressões que uns utilizadores têm ao ler uma mensagem, têm que ser chamativa para atrair o leitor a abrir o e-mail. Por isso têm que ser honestos os gatilhos de Marketing. Uma linha de assunto enganador não é má etiqueta, é contra a lei. Mais de metade, dos correspondentes de email, relatam que se sentem enganados. Obviamente que é a maneira mais rápida de atirar os e-mails para a pasta SPAM e pode levar utilizadores a cancelar a subscrição de Newsletter.
Como saber se o assunto é enganador ou não? Eis, alguns exemplos:
- RE OU FW – Não inicia o assunto com assunto “RE”, a não ser que esteja a responder a algum e-mail de um cliente. Ao usar isto é um truque descarado e uma forma rápida de ganhar uma anulação de subscrição.
- Mensagens pessoais ou perguntas importantes – Assuntos do tipo “Deixou o meu computador em casa” ou “Você ouve mais ou menos?”. Pode tentar que os utilizadores o questionem a si.
Os temas devem ser também profissionais, o que significa que não há erros ortográficos ou gramaticais, nem palavras com letras maiúsculas. A ferramenta gratuita
Grammarly pode verificar os erros ortográficos ou gramaticais. Pontua automaticamente, alerta sobre qualquer problema, evita que os e-mails entrem nos filtros de SPAM.
4. Os e-mails não incluem o link para a cancelar a subscrição
A lei indica que os e-mails devem indicar de forma clara que o utilizador pode cancelar a subscrição. Em caso de cancelamento de subscrição deve processar a solicitação no prazo máximo de 10 dias e não pode forçar o utilizador a não cancelar a subscrição.
Fonte: Kinsta, Mailchimp, AcoresPro